Em outras épocas, obter alimento foi uma questão de sobrevivência e um fator decisivo para a evolução. Hoje, a comida é acessível e diversificado como em nenhum outro momento da história. Mas há algumas décadas a humanidade vem sofrendo as consequências de hábitos alimentares que incluem grandes quantidades, baixa qualidade e muita industrialização. A obesidade e a diabetes, doenças associadas aos maus hábitos alimentares, tomaram proporções globais, enquanto ainda há milhões de pessoas passando fome em outras partes do planeta.
É preciso refletir sobre nossa relação com a comida.
Afinal, se somos o que comemos, que tal se alimentar de forma mais consciente e sábia?
A Nutrologia é uma especialidade médica clinica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes , e através deste entendimento, contribui para manutenção da saúde e redução de doenças.
Esclarece ao paciente possíveis erros alimentares e orienta hábitos mais saudáveis para a prevenção de doenças crônicas, manutenção do peso, bem estar e rendimento esportivo. Além de permitir o diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais como obesidade, diabetes, anemia, carência de vitaminas e minerais, osteoporose.
A Nutrologia também educa o paciente para que ele compreenda o papel dos nutrientes em seu organismo e possa modificar comportamentos prejudiciais à saúde. Dessa forma, o paciente pode tomar as melhores decisões referentes à alimentação para sua saúde.
Para homens e mulheres de qualquer idade, interessados em construir um estilo de vida mais saudável e longevo.